Essa é uma história sobre um antigo estrategista chinês chamado Zhuge Liang. Essa história faz parte de um romance chamado O Romance dos Três Reinos escrito por Luo Guanzhong, que se passa em anos turbulentos no final da Dinastia Han.
Em uma batalha, Zhuge Liang se encontrou em uma cidade, com apenas uma força de batalha simbólica, cercado por todos os lados, por um exercito esmagador que estava sendo conduzido por seu inimigo, Sima Yi.
Tanto Sima Yi quanto Zhuge Liang eram grandes estrategistas, e tinham praticamente tornado as vidas uns dos outros miserável por algum tempo. Em se tratando de montar estratégias, Zhuge Liang era um pouquinho melhor o que deixava Sima Yi com pavor dele. Sima Yi tinha tanto medo dele que em todo encontro com Zhuge Liang ele esperava tropeçar em armadilhas depois de armadilhas.
Ele se sentia tão aterrorizado por Zhuge Liang, que quando Zhuge Liang realmente morreu no meio de uma batalha, causando suas forças a se retirarem, Sima Yi cancelou uma busca (que teria sido um massacre), porque ele estava preocupado que Zhuge Liang não estivesse de fato morto. E que ele estivesse caindo em mais uma armadilha.
De qualquer forma, de volta para a cidade...
Então, Zhuge Liang sabe que, se Sima Yi atacar, provavelmente tudo irá se acabar. Então, quando Sima Yi chegou à cidade, viu que os portões estavam todos abertos e não havia uma alma à vista. Com exceção do próprio Zhuge Liang, sentado nos muros da cidade tocando um antigo instrumento de cordas Chinês, chamado Guqin, em plena vista do exército que se aproximava.
Sima Yi ficou tão surpreso por essa vista bizarra que ele achou ser uma tentativa para distrai-lo. E depois de olhar para Zhuge Liang na cidade completamente vazia, com os portões abertos convidando-o para entrar e sem sinal algum de qualquer sinal que se assemelhasse a uma emboscada nas redondezas... Sima Yi deu as costas e foi direto para casa, porque ele não conseguia acreditar que seria assim tão simples. Ele provavelmente suspeitou que teria uma emboscada dentro da cidade.
Mais tarde Zhuge Liang explicou que a estratégia dele era bem arriscada. E apenas funcionou porque ele tinha uma reputação de ser um estrategista militar extremamente cuidadoso, que raramente tomava riscos. Então Sima Yi chegou à conclusão que havia uma emboscada ao ver a postura relaxada de Zhuge Liang tocando uma música nos muros da cidade.
Agora, esse sim é um blefe impressionante.
Links para pesquisa: https://en.wikipedia.org/wiki/Empty_Fort_Strategy