sábado, 25 de julho de 2015

Sim, a sua opinião pode estar errada

Essa semana saiu uma matéria no site Houstonpress escrita por Jef Rouner muito interessante sobre opiniões. Vale a pena dar uma conferida (original):


Não, não é a sua opinião. Você só está errado.

TED talk de Kathryn Schulz sobre estar errado

Eu tive tantas conversas e troca de e-mails com alunos nos últimos anos onde eu os deixo furiosos ao indicar que dizer simplesmente “essa é a minha opinião” não os impede de estarem completamente errados. Ainda me deixa desconcertado que alguns sentem que essas cinco palavras, de alguma forma dá a eles carta branca para discursar ou pregar ideias loucas. E realmente me assusta que alguns desses estudantes pensam que uma educação que desafia as ideias deles é equivalente ao um ataque às suas crenças.
-Mick Cullen

Eu passo mais tempo discutindo na internet do que pode ser possivelmente saudável, e a palavra que eu vejo ser usada mais do que qualquer outra é “opinião”. Opinião, ou pior “crença”, se tornou o escudo de toda noção mal concebida que vem se esgueirando pela mídia social.

Existe uma concepção comum de que uma opinião não pode estar errada. Meu pai disse isso. Provavelmente o pai de todo mundo disse isso e em termos mais restritos é verdade. Contudo, antes de você se esconder atrás do seu Escudo de Opinião, você precisa se perguntar para si mesmo duas coisas:

1. Essa é realmente minha opinião?
2. Se essa é realmente uma opinião, quão bem informada é e por que eu a tenho?

Eu te ajudarei com a primeira parte. Uma opinião é uma preferência para ou um julgamento de algo. Minha cor favorita é preto. Eu acho que menta tem um gosto horrível. Doctor Who é a melhor série que existe. Essas são todas opiniões. Elas podem ser únicas para mim apenas ou podem ser maciçamente compartilhada entre a população em geral, mas todas elas têm algo em comum: elas não podem ser verificadas fora o fato de que eu acredito nelas.

Não há nada de errado em ter opiniões nesses assuntos. O problema é quando a opinião das pessoas são, na verdade, equívocos. Se você pensa que vacinas podem causar autismo você está expressando algo factualmente errado, não uma opinião. O fato de que você ainda acredita que vacinas causam autismo não torna o seu equívoco correto como uma opinião valida. Nem o fato de que muitas outras pessoas acreditam nisso.

Para parafrasear John Oliver, que referenciou uma pesquisa onde mostra que 1 em 4 americanos acreditam que o aquecimento global não é real, em seu show Last Week Tonight: Quem se importa? Você não precisa da opinião das pessoas em um fato. Você pode ter uma pesquisa perguntando: “qual número é maior, 15 ou 5?” ou “corujas existem?” ou “aquilo são chapéus?"

Você viu a mesma coisa recentemente quando perguntas sobre a bandeira confederada começaram a voltar. Pode até ser a sua opinião que a escravidão não foi a causa para a Guerra Civil, mas os artigos da secessão de Texas mencionam a escravidão 21 vezes (os direitos são mencionados apenas seis vezes, e apenas uma vez em uma sentença que não menciona nem a escravidão e nem como as pessoas brancas são melhores que os negros). Eu preciso lembrar que existem pessoas que acreditam que o Holocausto foi falso, e que a opinião deles significa absolutamente nada para a realidade?

Pessoas que foram mortas independentemente da opinião de algumas pessoas sobre o assunto. (The Auschwitz Album)


E sim, às vezes dados científicos e históricos estão errados, não são claros ou precisam de melhores explicações. Todo mundo sabe que a água expande quando congela. Você sabe por que a água faz isso quando nenhum outro elemento expande quando congelado? Não, e a ciência também não sabe. Aqui vai uma pergunta: qual é a herança racial dos egípcios antigos? Porque historiadores não conseguem chegar a um consenso e a arte deles é muito estilizada para ser julgada precisamente.

Assuntos como esses são o tipo de coisa em que está tudo bem formar uma opinião. A água expande quando congela por causa da forma das moléculas. Os egípcios eram uma sub-raça africana que se instalou no Nilo. Aqui a opinião pode ter um espaço reservado para se ter um maior entendimento, assumindo que não tenha um melhor entendimento. Não tem nenhuma prova; só se pode adivinhar. De uma forma educada, espera-se.

É aqui que a segunda pergunta entra: a sua opinião é bem formada e por que você acredita nela? Apesar de que, tecnicamente, essas opiniões não podem estar erradas, elas podem não ser válidas porque não são formadas com estrutura.

Um exemplo: digamos que eu vá conhecer um sujeito que é fã de Doctor Who, e o Doutor favorito desse fã é David Tennant. Nada de errado até agora. Entretanto, conforme conversamos sobre esse assunto, esse fã me diz que ele ou ela nunca viu as temporadas anteriores à 2005 ou nunca ouviu o show de rádio. Agora, é possível que ele ou ela ainda tenha como favorito David Tennant, mas também é possível que seja Tom Baker ou Paul McGann ou algum outro.
Em um mundo perfeito, alguém confrontado com isso poderia simplesmente dizer “bem, David Tennant é o meu favorito que eu vi até agora”. Existem várias razões de não ter visto nenhum episódio mais antigo de Doctor Who. Nem todos os episódios estão no Netflix ou são fáceis de achar, tem um monte de episódios, os shows de rádio podem ser caros, etc. Ter uma opinião restrita de uma fonte de informação restrita é natural.

O que estraga tudo é quando acredita-se que uma opinião restrita é muito mais ampla do que realmente é. Tem uma diferença entre uma crença e as coisas que você simplesmente não sabe. É fácil de acreditar, por exemplo, que pessoas brancas enfrentam tanta discriminação quanto as pessoas de cor, mas apenas se você for completamente ignorante em relação ao número de negros desempregados em relação aos brancos; ou o fato de que dos Fortune 500 CEOs, apenas cinco são negros; ou do fato que de 43 homens que foram presidentes 42.5 deles foram brancos. Em outras palavras, você pode formar uma opinião numa bolha e pelas primeiras décadas das nossas vidas nos todos formamos. Mas, eventualmente você vai se aventurar pelo mundo e descobrir que o que você pensou ser uma opinião bem formada era, na verdade, apenas um pequeno pensamento baseado em poucos dados e nos seus sentimentos. Muitas, muitas, muitas das suas opiniões vão se tornar desinformadas ou simplesmente erradas. Não, o fato de que você acredita nelas não as torna válidas ou importantes e ninguém deve a seu ponto de vista qualquer respeito simplesmente porque é seu.

Você pode estar errado ou ser ignorante. Irá acontecer. A realidade não se importa com seus sentimentos. Educação não existe para te perseguir. Os desinformados não são uma minoria sendo oprimida. O que é isso? O planejamento familiar está decepando bebês mortos e vendendo por dinheiro? Não, não foi isso que aconteceu de verdade. Não, não é sua opinião. Você só está errado.

------------------------

É, claro, desconstruir uma crença ou uma opinião pode ser muito difícil e exigir muita força interna e pensamento. É importante que você tenha paciência e tente ter empatia e tentar entender o passado de alguém. 

Uma boa educação é um ataque profundo em uma crença e deveria ser. O problema, da forma como eu vejo que o autor declara na matéria, é que as pessoas mantem as suas crenças com tanta força e de forma muito pessoal. Eu tento, com muita dificuldade, ficar feliz em deixar pensamentos velhos irem embora quando provada que estou errada, mas é muito difícil

Enviesamento cognitivo é uma merda. 

Obrigada pela atenção e boa noite. :)


Um comentário: