quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A floresta do suicídio: Aokigahara, Japão



Você provavelmente já ouviu que o Japão é um dos lugares com maior número de suicídios do mundo, certo? Bem, existe um local específico que é comum para os japoneses completarem esse ato: Aokigahara (青木ヶ原)



"Aokigahara ou (no seu nome original) Mar de Árvores (樹海), é uma floresta de 35 km² situada na base noroeste do monte Fuji, no Japão. A floresta contém um grande número de rochas e cavernas de gelo, alguns dos quais são pontos turísticos populares. Devido à densidade das árvores, que bloqueiam o vento, e à ausência de vida selvagem, Aokigahara é conhecida por ser estranhamente silenciosa. Contam-se muitas lendas acerca da floresta. Algumas delas a relacionam com demônios e espíritos malignos característicos da mitologia japonesa e é conhecida por ser um local comum de suicídios. No ano de 2010, 54 pessoas completaram o ato na floresta, apesar de numerosas mensagens, em japonês e inglês, para que as pessoas reconsiderassem suas ações. Em média, são encontrados cem corpos por ano, alguns em avançado estado de putrefação ou até mesmo somente seus esqueletos (wikipedia.org)."



A floresta Aokigahara é um lugar solitário para se morrer. A vegetação da floresta é tão densa que chega a ser muito fácil se perder e desaparecer na floresta e nunca mais ser visto. A razão pela qual as pessoas se matam justamente nessa floresta ainda é um mistério, apesar de que, é sugerido que as primeiras pessoas a se matarem lá, se inspiraram em uma novela publicada por Seicho Matsumoto, conhecida pelo nome de Kuroi Kaiju (Mar negro de árvores) e 1960. A história termina com dois amantes cometendo suicídio na floresta, por isso, muitas pessoas acreditam que assim começaram os suicídios. 



Outro livro que também influenciou mais japoneses a se matarem na floresta foi o bestseller de Wataru Tsurumui: O manual de suicídio completo (1993). No livro o autor descreve Aokigahara como sendo o lugar perfeito para cometer suicídio (além de descrever outras formas de suicídio, com, inclusive, o quanto de dor a pessoa pode sentir). Aparentemente, esse livro é muito comum na floresta, normalmente, não muito longe de onde a vítima se suicidou. Sem dúvidas, o método mais comum para cometer suicídio na floresta é por enforcamento.



A taxa, por ano, de suicídios no Japão já é bastante alta. Com um manual de instrução de como fazer e ainda uma floresta aonde fazer, torno tudo ainda pior. Apesar de muitos esforços do governo japonês para prevenir o suicídio e oferecer ajuda para aqueles que consideram, a taxa de suicídios no Japão continua a aumentar.

Na placa está escrito: sua vida é valiosa e é um presente dos pais. Por favor, pense neles, em teus irmãos e filhos. Busque ajuda e não atravesse este lugar sozinho.

Algumas lendas japonesas dizem que antigamente, quando não havia muita comida para alimentar todos os membros da família, alguma pessoa era abandonada na floresta, deixada sozinha para morrer lá. Outra razão para familiares serem abandonados, era quando estes ficavam muito velhos. Por isso, muitos dizem que Aokigahara é assombrada pelos espíritos dessas pessoas abandonadas.



Um vídeo sobre a floresta de Aokigahara para você assistir:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário