O livro 'O nome do vento' escrito pelo norte- americano Patrick Rothfuss conta a história de Kvothe, conhecido como um daqueles grandes heróis das histórias de antigamente. Entretanto, com o boca- a- boca, a sua verdadeira história foi se desfazendo e as pessoas já não tinham mais certeza se ele era um homem bom ou ruim. A única pessoa que de fato sabe toda a sua história é o próprio Kvothe.
O livro começa com Kvothe já adulto, que se faz de um simples hospedeiro, se intitulando Kote, para não ser reconhecido. Um belo dia (rs) um cronista o encontra e pede para que Kvothe conte a sua história. "Três dias" ele diz "É o tempo que a história vai durar". "O Nome do Vento" é sobre o primeiro dia.
O primeiro dia conta a história de Kvothe até uns 16 anos. A história vai desde que ele era criança até a sua passagem por uma famosa universidade.
- O livro é bem interessante e bem contagiante. Começa um pouco devagar, mas quando "engrena" você não consegue parar de ler e quando para só pensa em continuar a ler.
O livro é divido, primeiramente, em duas partes: o presente, em que o Kvothe é adulto e o passado, de quando Kvothe é criança até se tornar um adolescente. No passado podemos ainda dividir a história de Kvothe em três partes: quando ele vivia com uma trupe itinerante, quando ele viveu nas ruas e até ele chegar na universidade e começa a criar a própria fama.
Podemos ainda dizer que o livro O nome do vento é uma mistura de "Game of Thrones de um só personagem, Harry Potter no passado, com um grande bardo e até participação especial de uma Alice [no País das Maravilha] dos esgotos."
Eu, na verdade, nunca li nenhuma resenha sobre esse livro, eu me interessei por ele quando um amigo meu começou a me contar a história de Kvothe, por partes. Quando eu comecei a ler não achei muito interessante, mas depois não consegui mais largar!
Se você está procurando um livro para ler, mas está em dúvida, O nome do vento deve ser a sua pedida!
Aqui a sinopse rápida:
Da infância como membro de uma família unida de nómadas Edema Ruh até à provação dos primeiros dias como aluno de magia numa universidade prestigiada, o humilde estalajadeiro Kvothe relata a história de como um rapaz desfavorecido pelo destino se torna um herói, um bardo, um mago e uma lenda. O primeiro romance de Rothfuss lança uma trilogia relatando não apenas a história da Humanidade, mas também a história de um mundo ameaçado por um mal cuja existência nega de forma desesperada. O autor explora o desenvolvimento de uma personalidade enquanto examina a relação entre a lenda e a sua verdade, a verdade que reside no coração das histórias. Contada de forma elegante e enriquecida com vislumbres de histórias futuras, esta “autobiografia” de um herói rica em detalhes é altamente recomendada para bibliotecas de qualquer tamanho.