Continuação do post! Eba! Finalmente a última parte! :D
Para você que não leu os últimos posts aqui estão os links:
Parte 1: http://baboseirasetal.blogspot.com/2013/07/producao-de-animes-guia-detalhado-de.html
Parte 2: http://baboseirasetal.blogspot.com.br/2013/07/producao-de-animes-guia-detalhado-de_21.html
Parte 3: http://baboseirasetal.blogspot.com.br/2013/08/producao-de-animes-guia-detalhado-de.html
Bem, como eu estava demorando muito para fazer e postar essa última parte, eu não dividi ela em mais posts, por isso, é.. ficou comprido. Então, esse é o meu conselho, de Maria para você: Faça uma pipoca antes, pegue um refrigerante de qualquer marca que você gosta, coloque uma almofada confortável no seu bumbum e comece a sua leitura! Tenha uma boa leitura! :D
In-between
Animação (animação intermediária)- Continuação
Geralmente,
principalmente para TV, o anime será animado a 2:s, isso significa que 1
desenho dura por dois quadros (igualando para 12 quadros a cada segundo), mas
as vezes a animação é feita a 1:s ou a 3:s. Se cada segundo do anime fosse
animado a 2:s, isso envolveria em torno de 15000 desenhos para um episódio! Na
realidade, porque muitos cortes possuem células estáticas, ou porque muitas
cenas não requerem necessariamente movimento fluído. A média do anime irá ter
em torno de 3000 quadros/ desenhos. Isso é, mesmo assim, muito desenho.
Geralmente (em especial,
ultimamente), diretores e os produtores contaram que os seus animes irão ter “10,000
desenhos para um episódio!” ou algo que causará efeito, o que é muito
impressionante, mas não significa necessariamente que o episódio é melhor. Por
exemplo, aparentemente o primeiro episódio de Evangelion usou apenas 700
quadros animados, enquanto que Angel Beats usou em torno de 11000 apenas no
primeiro episódio! Um bom diretor pode fazer maravilhas com poucos quadros
usando cenas interessantes. Geralmente, diretores ou estúdios irão gerir o
orçamento colocando um limite no número de desenhos que podem ir em um único
episódio.
Evangelion |
Angel beats |
Outro fator central é o
trade- off detalhado, designs consistentes e animação mais fluída. Você pode
ver como animações rápidas diminuem drasticamente o número de desenhos
requeridos e permanecer em detalhes dos personagens modelos pode ser caro e
pode consumir muito tempo. Uma animação fluída é mais fácil de se fazer com
designs simples OU se os requerimentos por consistência são menos restritos.
Com orçamentos muito apertados, o meio dos animes tem sido muito difícil equilibrar
essas questões com shortcuts e compromissos. Essa verdade é a razão das
críticas dos fãs de animação, mas, o fato é que com a quantidade necessária de animadores
habilidosos e o projeto certo é possível ter a “receita do bolo” para produzir
o seu anime.
Animes certamente tem a
mais detalhada e fluída sequências de animação que você vai conseguir achar!
Composição/ “Filmando”
É comum que os quadros
serem completados em um computador. Depois que eles são desenhados e checados,
eles são digitalizados. Uma vez que eles estão em um computador eles são
pintados pelo pessoal “da pintura” (normalmente um trabalho mal pago) com uma
paleta de cores especificas. Eles usam as sombras das linhas desenhadas dos
animadores chave para fazer o sombreamento. Esse é estágio de produção digital equivalente
de “ink and paint” (tinta e pintura), que é usualmente feito a mão, e tem
permitido que estilos visuais mais interessantes sejam feitos através da
coloração, como, por exemplo, o uso de gradiente de sombreamento ou até
texturas. Essas partes eram muito difíceis de serem feitas antigamente. E tem
salvado também tempo e dinheiro consideráveis no processo.
Cena de Jinrui wa Suitai Shimashita OP com sua bela e única coloração e arte de background. |
Uma vez que todos os
quadros estão coloridos e finalizados eles podem ser processados como animação,
usando um pacote de software especializado. “RETAS! PRO” tem sido usado por
aproximadamente 90% de um anime no ar no Japão (às vezes para desenhar também)!
Antes do uso de células digitais (digicels), desenhos (impressos em células)
eram, na verdade, filmados em cima de backgrounds (fundos). Agora, cortes são
completamente digitalizados e ate a arte de background pode ser adicionada no
computador. Inicialmente, quando a digicel foi feita por estúdios (em torno do
ano 2000), os estúdios tinham um problema real ao corresponder ao grau de
detalhe em células feitas e pintadas a mão. Mas, hoje em dia, os estúdios de animes
tem células digitais perfeitas, nos dando animes com mais detalhes e cores vibrantes.
A “era” da digicel fez com que a linha de produção, como células repetidas e
clip/recap de episódios, ficassem no passado.
Utilização do software. |
Mesmo não utilizando
filme, o processo de composição para adicionar a arte de background e capturar
a animação digitalmente é ainda referido como “filmagem”. Os personagens e
máquinas são geralmente adicionados na composição durante o estágio de
filmagem. O uso de 3DCG é também bem comum para se adicionar coisas mecânicas,
como mecha, carros, ou até personagens de backgrounds. O seu papel é expandir e
se tornar cada vez menos intrusivo. Durante a composição, os efeitos são também
aplicados aos cortes.
Os efeitos! Isso talvez
pode soar um pouco trivial quando se está falando de anime, mas pode ser um
componente vital no estilo visual da série. Isso porque são incorporadas coisas
básicas como luz do ambiente, labaredas, backlight, o cintilar de uma espada e
muitas outras coisas essenciais para dar profundidade e atmosfera para os desenhos
2D. E, tem também todas as coisas chamativas que você normalmente pensa quando
alguém menciona em special FX- ataques mágicos, explosões e coisas do tipo. Esses
são tipicamente desenhados à mão, mas são retocados com efeitos CG, para o seu
brilho. Esses efeitos podem ser simplesmente adicionados com composição usando
mascaramento digital. A facilidade desse passo tem resultado em uma das grandes
distinções entre animes de uma década atrás e os animes atuais.
Basicamente, a era
digital do anime (nas maiorias dos casos) tem significado várias coisas: células
filmadas fisicamente são agora substituídas por composição feias pelo
computador, baseadas nos desenhos/quadros feitos à mão; a coloração é feita
pelo computador e não a mão, e com os melhores efeitos digitais e integração do
CG. Todas essas coisas tem salvo tempo e dinheiro, e por isso, animes podem
usar agora mais desenhos e não precisam reciclar células.
Depois que a composição é
completada para todos os cortes, eles tem que estar no tempo requerido para a
transmissão, para que o episódio não passe do tempo. Com o término do passo de
edição, o episódio sai da produção e vai para a pós- produção. Eu não vou entrar
em detalhes dessa parte, mas essa parte engloba essencialmente a adição de som
(dublagem), tanto as músicas quanto a gravação de voz, e a edição final
(cortando o episódio para dar espaço às propagandas). Efeitos visuais também
podem ser adicionados nesse estágio (mesmo que tarde) também.
Alguns vídeos para você assistir sobre a produção de animes (e uns vídeos mais de curiosidades):
Produção do filme animado A viagem de Chihiro
"How anime is made" vídeo
Adam Savage Cosplay
Raw, animação de Shingo Yamashita e Ryouma Ebata.
Coloração digital do anime Tonari no 801-chan
Links:
How anime is made (youtube): http://www.youtube.com/watch?v=SBt89RZ1XKE
How anime is made: http://www.dannychoo.com/en/post/25927/How+Anime+is+Made.html
How to: anime guide: http://www.mugi-mugi.net/2012/10/how-to-anime-guide-to-anime-production.html#.UgwmhNIp9Vd
Termos Japoneses:
Diretor de animação: Sakkan (Sakuga Kantoku) [作画監督]
Desenhos do anime: Sakuga (作画)
Animação chave: Genga (原画)
Animação intermediária: Douga 動画
Diretor de animação geral: Sou-Sakuga kantoku (総作画監督)
Espero que você tenha gostado. Alguma sugestão, crítica ou curiosidade, apenas comente aqui embaixo! ;D Bye bye