sábado, 20 de julho de 2013

Produção de Animes- Guia Detalhado de Como são Feitos os Animes, parte 1




É muito interessante saber como são feitos os animes, principalmente quando você é fã desde criancinha. Eu dei uma pesquisada para saber como os animes são feitos, e vou mostrar e contar aqui nesse post para vocês. Já vou avisando, esse post vai ser longo. Então, antes de mais nada, vá para a cozinha mais próxima e prepare um bom café, um sanduíche ou pegue um pedaço de bolo, prepare sua bunda e tenha uma boa leitura! :)

O processo de produção de anime é bem complexo, com muitos passos e estágios. Essa imagem abaixo dá uma boa idéia de como é feito a produção.



  Pré- Produção

Esse processo depende de quem está favorecendo uma idéia e de quem está se apoiando nela, podem ser os próprios estúdios de animação juntamente com os patrocinadores, mas a maioria dos animes são adaptados de mangás ou light novels (livros), cujo caso, os editores  se responsabilizam com os custos (incluindo os custos de ter o show em estações de TV). A empresa de produção (por exemplo, Aniplex) reúnem pessoal, patrocinadores e cuidam da publicidade e mercadorias. Enquanto que muitas pessoas descrevem os estúdios de produção como sendo "baratos", apenas em torno de metade do orçamento é normalmente dado para o estúdio de anime, com o resto indo para emissoras (broadcasters) e outros contribuintes. Os custos das emissoras são surpreendentemente altos- de acordo com o blogger ghostlightning- custando cerca de 50 milhões de yens para se passar uma série de 52 episódios, em um horário noturno. Você pode ver porque anime pode ser um negócio caro. Por exemplo, Full Metal Alchemist, que tinha o horário das 18h, no sábado, tinha um orçamento total de 500 milhões de yens (antes de custos adicionais).

Quando o pessoal "central/principal" é arranjado, eles se reúnem e planejam sobre o anime, trabalham na composição da série (como o anime vai fluir em cada episódio durante o curso da série), e selecionam mais pessoas, como personagem ou mecha designers. Um dos principais contratados é o diretor. Para entender como é o papel dos diretores, você pode pensar neles como diretores de filmes, mas ao invés de lidar com atores, eles lidam com os animadores que fazem os personagens. O envolvimento deles é geralmente para atender à reuniões e tomar decisões em ordem para manter o cronograma, orçamento e a qualidade do anime. 

Seguindo as primeiras sessões de planejamento, designs (de personagens, mecha, traje, etc) são assim criados. Os designs são obviamente um fator importante na criação de um bom anime. Designers de personagens são responsáveis pela tarefa de simplificar as ilustrações do mangá para que eles sejam adequados para uma animação, ou em casos de um anime original, eles criam um novo conjunto de personagens baseados nas descrições dos diretores/produtores. Designers de personagens normalmente aconselham os diretores de animação em correções da animação que devem permanecer próximo aos modelos de seus personagens (em que, nesse caso, eles são geralmente creditados como Diretor chefe de animação para as séries). 

Uma vez que a história e os designs são feitos, o primeiro episódio é abordado.



  Produção

O primeiro passo é escrever o roteiro (scripts) do episódio. Seguindo a sinopse dos planos do episódio, o roteiro completo é escrito. Ele pode ser escrito ou por apenas uma pessoa por toda a série ou por vários escritores diferentes com base na delineação do supervisor geral do roteiro (créditos de "staff" (pessoal), composição da série). Antes de serem finalizados (muitas vezes, depois de 3 ou 4 rascunhos), os  roteiros são revisados pelo diretor, produtores, e, possivelmente pelo autor original do trabalho. O diretor do episódio, supervisado pelo diretor geral, pega o roteiro desse episódio e planeja como ele irá ficar na tela. Enquanto que o diretor tem a palavra final e está envolvido com as reuniões da produção, o diretor do episódio tem mais envolvimento prático em desenvolver o episódio. Esse estágio é expresso como storyboard (o roteiro visual), e o storyboard marca o início da animação real.

Storyboard de Akira.


  Storyboarding

Muitas vezes o storyboard é criado pelo diretor, isso significa que um episódio é verdadeiramente a visão daquele diretor. Mas, usualmente, muitos animes de TV, os storyboards separados são usados para que de fato os diretores desenhem eles. Isso acontece porque storyboards levam em torno de 3 semanas para serem feitos, para um tempo de duração de um episódio de anime na TV. Reuniões de arte e reuniões de produção são realizadas com o diretor do episódio, diretores de séries e outras pessoas da produção devem olhar o episódio. Storyboards são desenhados em papel A-4 (geralmente) e contém a maioria dos blocos vitais do anime- os números de cortes, os movimentos do "ator", movimentos da câmera como zoom, o diálogo (retirados do roteiro) e o comprimento de cada corte, em termos de segundos e quadros (que serão explicados mais tarde). Como o número de desenhos disponíveis por episódio é normalmente fixo, pelo bem do orçamento, o número de quadros também é cuidadosamente considerado no storyboards. Os storyboards são desenhados grosseiramente e são realmente o estágio principal de se decidir como um anime vai rodar e será o corte e a tomada. Os cortes se referem a um único disparo da câmera e um episódio médio de anime de TV geralmente contêm cerca de 300 cortes. Mais tomadas não implicam necessariamente uma melhor episódio de qualidade, mas geralmente significa mais trabalho para o diretor/storyboarder.

Exemplo (imagem à esquerda) de um storyboard do anime To Aru Kagaku no Railgun. Storyboards de animes tem 5 colunas. Da esquerda para direita: o número de corte, o layout, a "ação", o diálogo e, finalmente, o tempo de corrida (em tempo e quadros). Os layouts são desenhados apenas grosseiramente, porque eles são manuseados por outros artistas no próximo passo da produção.

Layouts

Menos conhecido é o processo de layout, que marca o começa da produção de arte. Em termos simples, o desenvolvimento de layouts é sobre o posicionamento de células que vão ser usadas no corte e na arte de fundo em que será necessária, dando a visão final de como a tomada irá ficar. Os cortes são desenhados do mesmo tamanho que a animação do papel e os detalhes da colocação da célula. Outras decisões são incluídas. Em colaboração com o diretor, a possíveis produtores, os animadores sêniors  desenham os layouts (ou, às vezes, o pessoal são creditados especificamente com o desenho do layout) e as tomadas são tiradas onde as células e os personagens ficarão situados e a forma como o corte será enquadrado. A estrutura básica da arte de fundo é desenhada (uma árvore aqui, uma montanha ali), e  os elementos do storyboard são expressos no layout para ajudar a descrever a tomada. Às vezes, múltiplos estágios do storyboard podem ser expressos desde que não seja muito confuso. Células são sombreadas com cores quentes, fundos são sombreados em cores frias.

Depois de ser aprovado pelo diretor, esses layouts são então duplicados e é dado ao "background department" (o departamento de fundo, que fica com os originais), e "os animadores chave". O diretor de arte e os assistentes trabalham na coloração da arte de fundo baseado nos desenhos grosseiros dos layouts, enquanto que o resto da produção continua simultaneamente. 

Agora que a forma de cada corte e tomada foi decidida - a posição dos personagens, o cenário, o que eles irão fazer e como a tomada será capturada (angulo da camera, zoom e visão panorâmica). Mas uma das partes mais expressivas e vital da produção permanece: a animação!

Black Rock Shooter Layouts. A célula é sombreada com um alaranjado quente, enquanto que o fundo é um azul frio.

....Continua na parte II.

Bem, pessoal, eu realmente não quero cansar vocês demais. Esse vai ser um longo post, por isso eu decidi que seria melhor para mim e para vocês fazer em duas partes (e dependendo de como vão ser as coisas amanhã, talvez até 3 partes). =)
Amanhã eu termino o post, eu juro!!

Boa noite! Durmam bem!


Um comentário: