Animação
Anime é um dos poucos
lugares onde você ainda consegue achar “animação tradicional”. Eu acho que tem
tido alguma confusão entre os fãs de animes sobre como a produção de anime
digital é, então é melhor deixar claro: o anime convencional ainda é fundamentalmente
desenhado à mão, e é por isso que permanece sendo um grande meio artístico. Animes
tradicionais permitem expressar uma maior individualidade. Claro que computadores
ainda são muito utilizados, mas o processo principal é que os quadros ainda
sejam desenhados à mão, e não possui nenhuma animação simulada por computador.
Tem alguns animadores que
desenham animação 2D diretamente no computador, mas para os animes, isso é
muito restrito para produção “animes solo” ao invés de animes comerciais. A indústria de animes prefere assim porque os
animadores se sentem, normalmente, mais confortáveis com esse método e permite
também que seja checado e corrigido com mais facilidade.
Key animation
Baseado no
storyboard, os “animadores chave” (animadores key) começam a trabalhar, criando
os desenhos da animação. Eles são atribuídos à um certo número de custos pela
pessoa no comando da “animação chave” (key animation).
Animadores
chave desenham os quadros essenciais que marcam a posição distinta ou a
expressão da célula/personagem. Por exemplo, um personagem começando a chutar
alguém em um quadro, e então o chute descendo no segundo quadro (se é um chute
rápido). Em outras palavras, eles desenham a estrutura da animação. O número de
quadros que um animador chave desenha para um movimento vai depender nas
intenções do animador e a natureza do corte, com tempo e custos sendo
considerados. Esses desenhos também
incluem linhas que direcionam onde a sombra irá ocorrer. Em torno de 20
animadores chave podem estar trabalhando em apenas um episódio de anime, cada
um responsável por uma parte separada (às vezes muitos cortes).
Apesar de já
estar decidido como um movimento vai ser, depende do animador chave expressar
aquilo na animação. É por isso que um animador chave talentoso e trabalhador
pode roubar o show, indo além dos requerimentos do storyboards e imbuindo uma
cena com o próprio estilo. Alguns animadores pegam a oportunidade de desviar
dos storyboards também (quem gosta de Yoshinori Kanada sabe o que ele pode
fazer com grande efeito).
Tem um
subconjunto do anime fandom que são encantados por grandes obras de animação e
animadores, os “sakuga” fãs. Sakuga se refere, tecnicamente, aos desenhos do
animes, mas é estendido à descrever toda a animação. As pessoas seguem seus
animadores favoritos, e acompanham os cortes que eles fazem, também compilando
eles em animes ou animações musicais específicos dos animadores. O núcleo dos
fãs de sakuga online é o “sakuga wiki” (em Japonês) e uma grande quantidade de “sakuga
AMVs” podem ser achadas no youtube.
Hironori Tanaka MAD
Mas e sobre
a consistência? Enquanto que a ênfase na produção de anime varia de produção
para produção, em geral, é uma boa ideia ter certeza que seus personagens se
parecem os mesmos de um animador chave para o outro. Isso é cuidado pelo diretor
de animação...e esse assunto continua na parte 3!
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