Boa noite! Você já viu algum anime ou já ouviu alguém falar sobre? Já?? Gostou? Ou você acha que é coisa de criança?? Se você é daqueles que ACHA que só crianças deveriam ver animes, vou listar alguns motivos do porque você está completamente errado! Vamos lá!
Primeiramente, existem sim, muitos animes que são mais indicados para crianças. Para você ter uma ideia, cada anime é classificado em algum gênero (romance, luta, slice of life, terror, etc..) e são separados de acordo com a sua faixa etária. No Japão, os animes que possuem faixa etária mais baixa são passados à tarde ou no começo da noite, enquanto que animes com faixa etária mais alta passam no final da noite ou até de madrugada. Ou seja, nem todos os animes são infantis ou feitos para crianças.
Muitos animes possuem uma história, uma meta a se cumprir. No começo do anime essa meta é apresentada e o anime só vai terminar quando ela for alcançada (ou até ser cancelado). Até o final do anime diferentes situações irão ocorrer e vão provar se o anime é interessante ou não. Lutas, guerras, romances, situações constrangedores, engraçadas, tristes e revoltantes irão acontecer e na maioria dos casos, momentos com lições muito importantes, não só para as crianças, para adultos também. Um exemplo é o anime One piece, criado primeiramente como mangá por Eichiro Oda, há mais ou menos 15 anos atrás.
One piece se passa num mundo pirata e conta a história de Luffy, um garoto que sonha em ser o rei dos piratas. Conforme Luffy corre atrás do seu sonho ele conhece muitas pessoas, algumas delas se tornarão seus companheiros e alguns se tornarão seus inimigos. Mas o mais importante, conforme o autor desenha e escreve a história de Luffy e seus companheiros, ele ensina e mostra o quão importante são os seus amigos e o quão importante é você correr atrás de seus sonhos com determinação. Além disso, nesse anime aparecem cenas de lutas, personagens fumando e bebendo e mulheres mostrando boa parte de seu corpo. Algumas cenas muito marcantes nesse anime mostram personagens morrendo de forma trágica ou passando por situações muito dramáticas. One piece é um anime muito popular no Japão e Mundo afora, possui um público bem amplo, envolvendo desde crianças até adultos. One piece também tem em torno de 15 anos desde o primeiro capítulo de mangá e não poderia ter se mantido apenas pelo interesse de crianças.
One piece não é o único, animes como Chrno Crusade, Naruto, Ao no Exocirst, Full Metal Alchemist e Digimon, são apenas alguns exemplos de animes que ensinam, entretêm, nos fazem chorar e são indicados para todas a faixas etárias.
Existem os animes que não são nem um pouco indicados para crianças. Um desses exemplos é Psycho Pass, esse anime se passa em um futuro alternativo do Japão. Nesse mundo as pessoas são avaliadas por um sistema que analisa o estado mental das pessoas e de acordo com esse informação, as pessoas são classificadas como criminosas ou não. A história desse anime é centrada em Shinya Kogami e Akane Tsunemori, os dois trabalham como agentes do governo e investigam os homicídios que ocorrem em sua cidade. Nesse anime cenas de morte, violência, corpo de pessoas mortas e pressão psicológica são muito frequentes.
Enfim, existem animes e animes, alguns são de fato para crianças (Hamtaro), mas outros animes são para pessoas de todas as idades. É errado dizer que anime é coisa de criança, mas mesmo assim, existem animes que ensinam tanto, mas tanto e são tão bons, que seria um crime não assistir. O importante quando se for assistir um anime pela primeira vez é observar o gênero dele, para que você possa ver um anime de um gênero que goste. E é importante lembrar também que, em lugares como o Brasil, onde alguns animes são dublados, muitas cenas são editadas (cenas com cigarros, sangue, pouca roupa em mulheres) e diminuem a qualidade do anime.
É isso, espero que vocês tenham gostado. Qualquer sugestão é só escrever. ;D
Maria inteligentona :D
ResponderExcluir:D
Excluir