domingo, 25 de agosto de 2013

Alguns lugares abandonados que você (provavelmente) não conhecia

Ilha na Baía de Chesapeake.

Cidades abandonadas- inclusive prédios- prendem a nossa imaginação. A partir da sua história ao seu atual estado de degradação, eles nunca deixam de invocar a curiosidade dentro de nós. Quem viveu lá? Por que abandonou o lugar? Por que se estabeleceram lá em primeiro lugar?

1. Kolmanskop, Namibia


Imagem- wiki
Mineradores alemães se estabeleceram nesse lugar depois de descobrirem que aquela área era rica em diamantes. Depois da primeira guerra mundial, os diamantes estavam à beira do esgotamento, assim os moradores foram deixando o local um por um até a cidade estar completamente abandonada em 1954.

imagem – Wikipedia

A cidade agora está banhada com areia, enchendo o primeiro andar de alguns prédios. Turistas tem que andar com areia até os joelhos para poder entrar na cidade fantasma que é Kolmanskop.


2. Ilha Hashima, Japão

imagem– Wikipedia

Também conhecida como a ilha da batalha, a ilha Hashima fica, aproximadamente, à 9 km da costa de Nagasaki.

As pessoas se estabeleceram na ilha por causa da mina de carvão e em 1890 foi comprada pela Mitsubishi. Em 1959 a população da ilha chegou à incríveis 5.259 residentes. Nos anos 60, o Japão deixou de trabalhar com carvão para trabalhar a favor do petróleo. 

A ilha Hashima foi completamente abandonada em 1974, depois que a Mitsubishi, formalmente fechou as minas.

Foi apenas em 2009 que a ilha foi reaberta para turismo.


3. Spinalonga, Creta, Grécia


imagem– Wikipedia

Spinalonga costumava ser uma colônia de leprosos, a mais antiga da Europa, até que foi fechada em 1957.

O último habitante de Spinalonga era um padre, que deixou a ilha em 1962. Leprosos tinham que entrar na ilha através do "túnel de Dante", em parte porque não se sabia o que iria acontecer com eles, mas uma vez em Spinalonga, eles eram tratados muito bem, recebendo comida, água e inclusive segurança social do governo.

4. Jussarö, Finlândia

imagem – Wikipedia

Jussarö é a única cidade fantasma na Finlândia. Lá havia uma mina de minério de ferro que foi em 1967 e onde prisioneiros trabalhavam até o século 19. Ela também é famosa pelos seus faróis. 

Imagem- Wikipedia

5. Fordlândia, Brasil


imagem – Wikipedia
Literalmente no meio do nada, Henry Ford achou que seria uma ótima idéia para começar uma cidade pré- industrial para glorificar ainda mais a sua indústria automobilística. Ele queria borracha para usar em seus modelos Ts, mas, aparentemente, ele não gostava da idéia de depender dos britânicos para isso.

imagem – Wikipedia

Os homens da ford obrigaram os indígenas a viveram do jeito dos americanos, comendo hamburgers, vivendo em moradias em estilo americano, com crachás de identificação, bem como o sonho americano. E mais frequentemente, os nativos se recusavam e entravam em brigas. Em 1930, uma revolta foi realizada pelos nativos e os gestores de Fordlândia fugiram para a floresta tropical até que o Exército Brasileiro fez o seu caminho para a selva para sufocar a revolta. 

Mais alguns lugares abandonados:

Iate afundado e congelado na Antártica.

Torre de resfriamento de uma usina abandonada.

Fortes Maunsell, Inlgaterra.

Parque abandonado, Japão.

Pripyat, Ucrânia.

Angkor Wat, no Camboja.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário